COBERTURAS
As coberturas devem responder a algumas exigências funcionais. Entre elas, devem responder às exigências de segurança (seja estrutural, contra risco de incêndio ou decorrentes do próprio uso corrente da habitação), exigências de habitabilidade (falamos de estanquidade, conforto higrotérmico, acústico, visual, etc.) e exigências de economia (quer em termos de custos e de durabilidade).
Devido à sua localização na construção, estão sujeitas a inúmeras acções ao longo do dia, e do ano. Entre essas acções podemos salientar a radiação solar recebida, a ação do vento e a presença da água, daí que seja fundamental que estas se encontrem devidamente impermeabilizadas e termicamente isoladas. Deste modo, evitar-se-á o sobreaquecimento no Verão e as perdas térmicas serão minimizadas no Inverno.
Estas podem ser coberturas planas – não acessíveis, acessíveis a pessoas (terraços), ou acessíveis a veículos –, coberturas inclinadas (que normalmente chamamos telhados), ou coberturas verdes/ ajardinadas.
ISOLAMENTOS
O desenvolvimento sustentável, na construção é exigível que os projectos demonstrem o mínimo impacto socio-ambiental e a crise energética da modernidade veio ainda acrescentar o factor económico. O tratamento adequado das coberturas é um dos passos mais importantes para garantir a eficiência térmica das edificações:
- Por radiação, que constitui uma componente essencial da energia transferida através das coberturas, particularmente no verão, podendo chegar aos 93%
- Por condução e convecção, devido à bolha de ar existente no isolamento e ao processo de montagem, com dupla caixa-de-ar (2 cm de profundidade)



Aplicação
- Coberturas planas invertidas
- Coberturas planas tradicionais
- Coberturas ajardinadas leves
- Coberturas inclinadas (assentamento de telha cerâmica em ripados horizontais)
VANTAGENS:
- Contribui para eficiência energética e o conforto sustentável dos edifícios.
- Isolamento térmico de alta qualidade e através da popularização de soluções técnicas.
- Maior conforto ao nível habitacional.
- Facilidade de colocação independentemente dos públicos: projetistas, construtores e utilizadores finais
- Alto poder reflectivo e grande diversidade na aplicação.
CONSELHOS:
- Não deve ser utilizado fogo durante a aplicação especialmente das placas de FIBRANxps
- A utilização de membrana de PVC em contacto directo com placas de XPS não é permitida.
- Os operários que procedam ao corte por fio quente em locais confinados devem utilizar máscaras e óculos de proteção