ISOLAMENTOS
O Isolamento térmico e acústico constitui uma área muito especializada. A Placogesso tem competência técnica e experiência na indústria do isolamento para facilmente encontrar a solução ideal para as necessidades singulares de cada cliente.
EPS

O poliestireno expandido ou EPS, é um plástico celular rígido, fabricado a partir da moldagem de grânulos pré-expandidos de poliestireno expansível que representa uma estrutura de célula fechada preenchida por ar.
Matéria-prima
Os pequenos grânulos transparentes de poliestireno espansível derivam do petróleo e por intermédio de um processo industrial é adicionado o pentano, um hidrocarboneto que actua como agente expansor.
Transformação
O processo de transformação da matéria-prima (poliestireno expansível) em produto acabado de poliestireno expandido ocorre fundamentalmente em três etapas:
1.ª Etapa – Pré-Expansão
Através de máquinas especiais denominadas pré-expansores a matéria-prima é aquecida com vapor de água que em contacto com o agente expansor (pentano) faz aumentar o seu volume em relação ao inicial, entre 20 a 50 vezes.
Deste processo resultam grânulos de EPS com estrutura de célula fechada que seguem para estabilização.
2.ª Etapa – Armazenamento intermédio e estabilização
Durante esta fase pós expansão, os grânulos de EPS ainda contêm pequenas quantidades de vapor condensado e gás pentano. À medida que o material vai arrefecendo, cria-se uma depressão dentro das células que vai ser preenchida pela entrada de ar por difusão, substituindo os outros componentes.
3.ª Etapa – Moldagem
A Moldagem é um processo pelo qual os grânulos de poliestireno são introduzidos num molde de grandes dimensões e são novamente sujeitos a acção do vapor de água, soldando uns com os outros (sinterização) para formar um bloco homogéneo de material expandido.
O poliestireno expandido sinterizado, EPS, geralmente tem uma massa volúmica entre 10 e 30 Kg/m3, e é normalmente composta por 98% de ar e apenas 2% de material estrutural de hidrocarboneto puro.
Placas de EPS / Sistema Etics
O sistema ETICS é uma solução de isolamento térmico aplicável em paramentos exteriores de paredes. Este tipo de sistema pode ser aplicado em paredes de alvenaria ou em paredes de Betão.
Os ETICS integram uma camada de isolante térmico aplicado na face exterior da parede, fixada por um produto de colagem ou por fixação mecânica, ou por ambos os métodos. As placas podem possuir uma espessura variável de acordo com a resistência térmica que se pretende obter.
Sobre o isolante é aplicada uma camada de base, normalmente constituída por uma argamassa de cimento modificada com resinas sintéticas, incorporando armaduras para melhoria da resistência à fissuração e reforço da resistência ao choque.
Nos sistemas colados, que são os mais comuns, o produto usado como camada de base é em geral também usado como produto de colagem.
Nos sistemas de fixação mecânica, a ligação ao suporte pode ser constituída por ancoragens directas do isolante ao suporte ou por perfis metálicos ancorados ao suporte, nos quais encaixam as placas de isolante.
Neste tipo de sistemas pode ser aplicada uma grande diversidade de acabamentos.
Placas de EPS / Isolamento térmico em parede dupla
O isolamento em parede dupla consiste na aplicação de uma camada de EPS entre dois panos de parede. Trata-se de um sistema de isolamento térmico tradicional e largamente divulgado. Em moradias, os dois panos de parede são normalmente em tijolo. Em empenas de prédios, o pano exterior da parede poderá ser em betão e o pano interior em tijolo. Em certas regiões, em um ou em ambos os panos da parede, outros materiais são utilizados.
Placas de EPS / Isolamento térmico pelo interior
O isolamento térmico pelo interior com EPS requer que este esteja revestido.
Isto pode ser conseguido por uma camada de tijolo ou aplicando o EPS em painéis pré fabricados que incluem o revestimento, normalmente painéis em gesso cartonado.
Placas de EPS / Isolamento térmico em cobertura – Sobre a laje de esteira
O sistema consiste na aplicação de uma camada de EPS sobre a laje de esteira. Sobre a camada de EPS aplica-se a estrutura de suporte das telhas.
No caso de se utilizarem placas de EPS com a superfície canelada, colocam-se as ripas para assentamento das telhas directamente sobre o isolante.
No caso de se utilizarem placas de EPS normais, a estrutura de suporte do telhado pode ser uma camada de betonilha, sobre a qual são colocadas as ripas de uma maneira tradicional, ou pode ser uma estrutura totalmente em madeira.
Abobadilhas / Em lajes de coberturas
O sistema consiste na utilização de abobadilhas em EPS na estrutura da laje de esteira.
Na parte inferior, as abobadilhas podem ter uma aba para recobrir as vigas de betão, garantindo assim uma camada de isolamento contínua
Nos restantes aspectos, a laje é executada de maneira tradicional.
Pelo lado inferior, a laje deverá ser acabada por um revestimento caso o sótão seja visitável.
Placas de EPS / Placa ripada
A Placa Ripada é uma placa de cobertura em EPS, que constitui não só um sistema de acabamento e isolamento térmico do telhado, mas também o ripado para colocação da telha.