REVESTIMENTOS
Consideram-se revestimentos todos os realizados, por uma ou duas faces, em qualquer parede já existente, seja interior ou exterior.
O revestimento exterior pode ser efectuado através da aplicação do sistema Capoto, sistema Viroc, sistema Euronit ou sistemas de Rebocos.
EXTERIOR | VIROC

O Viroc é um painel de madeira e cimento. Um material compósito, constituído por uma mistura de partículas de madeira e cimento comprimido e seco. A sua aparência não é homogénea, sendo uma característica natural do produto, apresentando manchas de diversas tonalidades. O painel Viroc é produzido em diferentes cores.
Os painéis Viroc sofrem pequenas variações dimensionais com a variação da humidade relativa do ar. Em situações de amplitudes extremas de humidade e temperatura, é de esperar que o painel Viroc tenha de acomodar uma variação dimensional máxima de +1.0‰ a -3.0 ‰. A fixação do painel, junto aos bordos e cantos, terá de possibilitar a sua deformação sem introdução de esforços, daí ser fundamental respeitar as distâncias de fixação e as juntas entre painéis.




Aplicação
1 – Efeito da humidade relativa: O painel deverá adaptar-se à humidade relativa do local de aplicação durante 48 horas antes de ser aplicado, devendo permanecer em local seco sem incidência directa do sol. É da responsabilidade do instalador verificar as condições da estrutura de apoio (distância entre apoios e respectiva largura) para uma correcta aplicação.
2 – Condições de aplicação: Estrutura de suporte: Podem ser usadas vigas de madeira seca e tratada ou perfis de aço como estrutura de suporte. As estruturas que irão suportar o painel Viroc têm de estar niveladas e aprumadas e o painel não pode estar empenado. É necessário manter as distâncias entre as estruturas de suporte conforme a seguir descrito.
3 – Fixação: Os painéis devem ser aparafusados com parafusos de cabeça externa. No exterior usar parafusos de aço inoxidável ou que tenham sido tratados contra a corrosão. É necessário proceder à pré-furação para possibilitar o livre deslocamento dos parafusos periféricos (10 mm de diâmetro). Os parafusos no centro do painel podem permanecer fixos (5 mm de diâmetro). Colocar os parafusos no centro do furo. A distância entre o eixo dos furos periféricos e os bordos do painel deve ser no mínimo 50 mm e no máximo 100 mm. As juntas devem ter uma abertura mínima de 5 mm. Aconselha-se a utilização de uma aparafusadora com regulador de profundidade de forma a não apertar demasiado o parafuso e impedir a normal dilatação do painel.
4 – Tratamento de superfície: Os painéis devem ser protegidos com tinta ou verniz. Antes de aplicar verniz sobre os painéis, as superfícies devem estar totalmente limpas e secas, sem gorduras, pó ou sais superficiais. A limpeza das superfícies deve ser realizada através de um polimento com disco de limpeza. A Viroc S.A. dispõe de discos de limpeza adequados, que serão fornecidos por pedido. A primeira demão deve cobrir ambos os lados e os bordos do painel. As restantes demãos só são necessárias na superfície e bordos expostos. Para mais informação, consultar os procedimentos de aplicação de tintas e vernizes


VANTAGENS:
- Não tóxico – não contém compostos voláteis perigosos.
- Isolante acústico – resistência a sons aéreos de 31 ou 37 dB
- Resistente a cargas – pode ser utilizado como elemento estrutural resistente.
- Fácil instalação – pode ser cortado, furado e lixado. As ferramentas e os sistemas de fixação utilizados no painel Viroc são idênticos aos utilizados na madeira.
- Ignífugo – Evita a propagação do fogo.
- Hidrófugo – não delamina sob a acção da água. É um material impermeável à água.
- Isolante térmico – boa resistência térmica, funciona como um isolante, em temperaturas frias bem como nas quentes.
- Resistente a insectos – não se degrada com a acção de organismos vivos (fungos, térmitas ou insectos).
CONSELHOS:
- Utilização de equipamento adequado para a movimentação dos painéis Viroc.
- Utilizar sempre equipamento de protecção individual como luvas e botas.
- Durante a maquinação dos painéis Viroc, são libertadas poeiras que não constituem risco para a saúde mas podem causar irritações nos olhos e no sistema respiratório. Utilizar equipamento de protecção individual como óculos de proteção e máscara respiratória. Sempre que possível utilizar equipamento de trabalho com aspiração de poeiras.
- Recomenda-se que o painel esteja bem fixo no acto do corte de maneira a evitar vibrações e consequentes danos.
- Os resíduos e excedentes de placas deverão ser depositados em locais próprios e autorizados para o efeito. Este produto não é biodegradável.
- Não são recomendados a utilização de sistemas colados em exterior.